sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Estresse Organizacional













              Retornaremos hoje a um assunto que tem sido debatido muito atualmente, o estresse nas organizações. Na postagem anterior muito foi esclarecido sobre o assunto, e hoje daremos continuação com um pouco mais de informações sobre esse mal que assombra a todos atualmente.
         O estresse é uma condição dinâmica na qual um indivíduo é confrontado com uma oportunidade, limitação ou demanda em relação a alguma coisa que ele deseja e cujo resultado é percebido, simultaneamente, como importante e incerto. O estresse pode ser percebido de diversas maneiras, como citado no post anterior, a pessoa pode apresentar pressão alta, úlcera, irritabilidade, dificuldade para tomar decisões rotineiras, perda de apetite ou propensão a acidentes, que resumidamente são problemas físicos, psicológicos e comportamentais.
            Os custos relacionados com o estresse no ambiente de trabalho são em altos. Nos Estados Unidos, estima-se que gire em torno de 200 e 300 bilhões de dólares, causados por absenteísmos, queda de produtividade, aumento da rotatividade, acidentes, indenizações.
               O estresse nem sempre é tão ruim, mas quando ele se torna disfuncional é necessário reduzi-lo, deve-se começar pela seleção de pessoal, assegurar que as habilidades do contratado sejam adequadas às demandas do trabalho; melhoria na comunicação organizacional formal, para que não ocorram ambiguidades; programas de fixação de objetivos que esclareça responsabilidades e metas de desempenho bem definidas. Se o estresse for resultante de tédio ou sobrecarga, as tarefas devem ser revistas para aumentar os desafios ou aliviar excesso de trabalho.
          Segue abaixo o link de um vídeo que explica de uma forma bem clara o que é o estresse organizacional, suas causas e como tentar evitá-lo.

https://www.youtube.com/watch?v=7hGnz_FXxCc

         Como podemos perceber são vários os fatores que levam os indivíduos a terem níveis de estresse muito elevados, por isso se torna necessário estudos para que ajudem a todos a se prevenirem e até mesmo para as organizações tomarem medidas para a melhoria da qualidade de trabalho para os funcionários. Segue um reportagem da revista exame que fala das 11 maiores causas do estresse no trabalho, que muito pode contribuir para que sendo identificadas, possam ser controladas e evitadas.


         
        Segue abaixo como complemento um artigo sobre "Estresse nas organizações e sua influência na produtividade", que fala sobre como é impacto do estresse dentro das organizações e como este pode afetar a vida pessoal e a produtividade de cada membro atingido. E o link de um vídeo com 11 maneiras para evitar que o estresse atrapalhe a vida pessoal.

Artigo:

http://www.aems.edu.br/iniciacao-cientifica/download/9d04a0bdbf.pdf

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=fxplWNau4z4

Referências

ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 8.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009                               


3 comentários:

  1. Ótima publicação! O estresse se encaixa dentro de uma das principais variáveis que influenciam diretamente o desempenho de uma organização: as emoções. É necessário que os gestores estejam atentos e trabalhem de forma que as emoções e condições de trabalho possam ser motivadoras, beneficiando tanto a empresa, quanto o funcionário, que também deve estar realizado com suas atividades!

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  2. Obrigada! Vale ressaltar que um colaborador estressado pode afetar negativamente todos à sua volta!

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  3. Acredito que o estresse é aé um assunto que deve ser muito abordado principalmente para os gestores das empresas. Muitas funcionários sofrem deste transtorno e não consegue enxergam o mal que isso pode trazer. Como o post disse o estresse pode trazer diversas doenças junto. Observando que cada individuo tem uma maneira de demostrar o estresse.

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