sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)


            Hoje discutiremos um pouco mais sobre o tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). O grande volume de trabalho tem feito com que todos os trabalhadores, principalmente os mais jovens, devido à maior disposição e ânsia pela formação de suas carreiras, a aceitarem trabalhar em um ritmo cada vez mais acelerado.
        Felizmente as organizações estão começando a perceber que os desequilíbrios causados por este excesso influenciam na produtividade do colaborador.Ao se atentar para a QVT, a organização ganha em vários aspectos como retenção de trabalhadores e redução do absenteísmo, redução da fadiga, maior motivação e consequentemente aumento da produtividade e redução dos custos com assistência médica e psicológica.
            Um dos modelos que as organizações mais utilizam como indicador de QVT atualmente é o de Walton. Trata-se de um modelo de caráter tanto quantitativo quanto qualitativo e associa 8 dimensões para avaliar a QVT conforme é demonstrado na tabela abaixo. Além disso, disponibilizaremos um link abaixo de um artigo que fala sobre a qualidade de vida no trabalho, os indicadores de Walton mais detalhadamente e um estudo de caso realizado buscando identificar como estava a situação da organização quanto à QVT.
             Abaixo encontra-se também o link de uma reportagem que fala da importância de se ter uma qualidade de vida no trabalho. Muitos desconsideram o tempo gasto trabalhando, mas esquecem de que na maior parte de seu dia você se encontra no trabalho. A mudança de hábitos é muito importante para que haja uma melhor qualidade de vida. Segue também um vídeo com algumas dicas de como melhorar a qualidade de vida no trabalho.

Artigo

Reportagem
Vídeo