sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Qualidade Vida no Trabalho



Qualidade de vida no trabalho, cada vez mais as empresas estão se preocupando com a qualidade de vida dos funcionários dentro das organizações, estão percebendo que com melhores condições de trabalho tudo flui com mais facilidade. E hoje neste post iremos falar mais um pouco sobre esse assunto tão relevante para as organizações e principalmente para os funcionários.




Este quadro acima explica resumidamente o que significa qualidade de vida no trabalho, e percebemos que tudo está ligado a boas condições de trabalho, que consequentemente motivam o trabalhador que passa a produzir cada vez melhor, e consegue receber benefícios que o motivará cada vez mais, principalmente o reconhecimento profissional.
A área de RH tem um papel muito importante nessa parte, são eles que irão escolher as pessoas certas para cada área, acompanhando suas evoluções para garantir salários e benefícios justos e suficientes para cada função, devem recompensar a cada funcionário pelo seus esforços e sempre estar atentos às necessidades  básicas dos colaboradores. É muito importante também que a área de RH promova meios para manter as equipes sempre motivadas, confira alguns exemplos:

 Sempre deve haver um equilíbrio entre a vida e trabalho.
  • Investir no funcionário: Oferecer cursos e treinamentos que ajudarão aos colaboradores a terem mais conhecimento, assim eles conseguirão concluir suas tarefas de uma maneira eficaz e sentirão que a empresa investe em seu aprendizado. 
  • Dar Feedback: é importante que o funcionário saiba como o seu trabalho é visto e se está no caminho certo. Sempre deixar claro qual o plano de carreira que a empresa tem, assim o funcionário fica mais motivado a alcançar seus objetivos corporativos, além de passar segurança e confiança.
  • Disponibilizar horários flexíveis: Cada pessoa tem uma necessidade diferente e um horário em que produz melhor. Se possível, tentar permitir que os funcionários tenham um horário  flexível, pois assim eles trabalharão durante um período em que são mais produtivos e  suas atividades serão realizadas com sucesso e eficácia.
Enfim, garantir que os colaboradores tenham qualidade de vida no trabalho é vantajoso tanto para os funcionários, que estarão mais felizes e motivados, quanto para a empresa que terá uma equipe produtiva, eficaz e que  fará ela crescer continuamente.


Abaixo segue o link de um artigo que trata justamente dos fatores que influenciam a qualidade de vida nas organizações e mostra quais fatores são necessários para alcançar essa qualidade, e uma reportagem que retrata da importância da segurança e da qualidade de vida no trabalho:





http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/a-importancia-da-seguranca-e-qualidade-de-vida-no-trabalho/114751/

A título de curiosidade segue um vídeo com dicas de qualidade de vida no trabalho, assistam é muito interessante: