segunda-feira, 12 de setembro de 2016

O Poder da Estrutura Organizacional

        Como vimos no post passado cada empresa define a estrutura que melhor lhe atende, ela pode ser funcional, onde a estrutura e o organograma são definidos de acordo com as funções; ela também pode ser linear onde a hierarquia é muito bem definida ou também pode ser linha-staff, onde o líder passa a ser assessorado; entre outras.
      O que sabemos é que a estrutura organizacional tem um imenso poder sobre os colaboradores, podendo influenciar diretamente e também nas suas atitudes. O que é certo é que nem todos os colaboradores sentem tamanha liberdade em empresas com estrutura orgânica, as organizações sem fronteiras, "achatado". Sempre vão existir aqueles que se sentem mais satisfeitos e produtivos em uma empresa mais padronizada, a mecanicista, com extensas departamentalizações. 
        No vídeo a seguir o Professor Silmar Neckel do Rico Domingues explica bem as características de uma estrutura orgânica e mecânica. 



         Um aspecto relevante que devemos levar em consideração é a mudança da estrutura organizacional enfrentada pelas empresas. Constantemente nos deparamos com notícias de que empresas estão mudando suas estruturas para melhor se adaptarem ao mercado que está em constante evolução, o que afeta também os seus colaboradores que acabam perdendo seus postos para que pessoas com novas ideias entrem e façam a diferença.
         Um bom exemplo é o caso da Microsoft que em 17 de Junho de 2015 anunciou mudanças na sua estrutura e uma nova liderança, nessa movimentação um dos maiores executivos deixou a empresa.

Foto: Google Imagens


        Essas mudanças na estrutura organizacional podem influenciar a cultura da empresa, os colaboradores e seus resultados. Essa mudança na Microsoft, como é citado na matéria acima, foi para se manter forte e ativa em um mercado que enfrenta constantes mudanças, fazendo dessa forma para que não perdessem espaço. O que fica disso tudo é que nós administradores devemos sempre nos atentar as mudanças que o mercado sinaliza, seja em qual âmbito for. Não podemos prever o que irá acontecer no mercado, mas devemos sempre estar atentos e perceber as mudanças para que dessa forma possamos conseguir nos antecipar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário