sábado, 27 de agosto de 2016

Introdução

            
          A disciplina Comportamento Organizacional tem como objetivo apresentar os fundamentos acerca do comportamento organizacional, propiciar uma reflexão crítica a respeito das variáveis comportamentais que afetam a organização e identificar, compreender, analisar e tomar decisões acerca dos aspectos do Comportamento Organizacional. Ela é ministrada pela Professora Bernadete Oliveira Sidney Viana Dias e a construção de um blog para a discussão da disciplina é parte da avaliação.
          Primeiramente, é fundamental entendermos o que é Comportamento Organizacional e suas reais implicações em uma organização. Segundo Wagner III e Hollenbeck (2003, p. 06), “Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas”. Sendo assim, fica claro a importância deste campo de estudo pois implica em desenvolver habilidades, promover o crescimento pessoal, diminuir as falhas na comunicação e contribuir para uma melhora na eficácia organizacional.
          O estudo do comportamento organizacional divide-se em três níveis: o indivíduo, o grupo e a estrutura. Buscando aprofundar o conceito de Comportamento Organizacional, abaixo encontra-se o link de uma reportagem publicada no Portal IBC que expõe o que é, seus níveis e alguns dos fatores que impactam diretamente a cultura comportamental da empresa.
          Uma vez que o nosso blog tratará dos fundamentos da estrutura organizacional, Oliveira (2006) diz que a “estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. Pode-se inferir então que a estrutura organizacional resultante de uma eficaz elaboração é capaz de contribuir para um bom posicionamento da empresa no mercado.
          Uma estrutura eficaz certamente é aquela capaz de responder rapidamente aos problemas de coordenação e motivação. Abaixo segue o link de um artigo do ano de 2000 sobre estrutura organizacional e equipes de trabalho. Ele é um pouco antigo, mas retrata bem as mudanças na estrutura organizacional em quatro grandes empresas industriais e também revela a importância das equipes de trabalho neste processo.
          Para Robbins (2009), há seis elementos básicos que definem a estrutura de uma organização: especialização do trabalho, departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização e descentralização e formalização. Há também três modelos mais comuns de uma estrutura organizacional: a estrutura simples, a burocrática e a matricial. Exemplos destes tipos de estrutura serão apresentados em postagens futuras.
          Ainda segundo Robbins, a estrutura organizacional pode ser dividida em três grandes aspectos, a cultura, que é o sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização e que a distingue de outra; o estresse, tido como uma condição dinâmica na qual um indivíduo é confrontado com uma oportunidade, limitação ou demanda em relação a alguma coisa que ele deseja e cujo resultado é percebido, simultaneamente, como importante e incerto; e a qualidade de vida no trabalho (QVT), percebida como o nível de satisfação com o seu ambiente de trabalho. São eles que nortearão as postagens deste blog. Buscando esclarecer um pouco sobre estresse e qualidade de vida, abaixo encontra-se o link de um vídeo de uma palestra conduzida pela psicóloga Natália Marques Antunes que faz uma pequena introdução do tema. Espero que gostem!
. Reportagem Conceito de Comportamento Organizacional
. Artigo Estrutura Organizacional
Vídeo Estresse e Qualidade de Vida
Referências:
ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 8.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009

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