A Cultura Organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização e que a distingue de outras. O autor Stephen p. Robbins, 2009, descreve que existem, um conjunto de sete características básicas que captam a essência da cultura. São elas:
- Inovação e propensão a riscos: grau em que os funcionários são estimulados a ser inovadores e a assumir riscos;
- Atenção aos detalhes: trata-se do grau esperado de precisão, análise e atenção aos detalhes;
- Orientação para os resultados: grau em que os dirigentes focam os resultados mais do que as técnicas e os processos empregados para alcançá-los;
- Orientação para as pessoas: grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas na organização;
- Orientação para equipe: grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em função das equipes do que dos indivíduos;
- Agressividade: grau em que as pessoas, em vez de afáveis e acomodadas, são competitivas e agressivas;
- Estabilidade: grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste com o crescimento.
Cada características dessas, revelam um continuum, onde o grau varia de baixo a alto, e a partir dessas sete características que surge a compreensão entre os membros a respeito da organização de como as coisas são feitas e como devem se comportar. Enfim, a cultura organizacional diz respeito como os funcionários percebem essas sete características, como eles avaliam a organização.
A cultura é importante pois fornece os padrões para fundamentar o que os funcionários podem dizer ou fazer, atuando como sinalizador de sentido e mecanismo de controle para orientar e dar forma às atitudes e comportamentos dos trabalhadores.
Como complemento segue o link de um vídeo para complementar e introduzir sobre o que se trata a cultura organizacional:
Uma reportagem da revista veja de outubro de 2014 a autora faz um relato sobre " A Cultura organizacional importa ao escolher um emprego?" A autora demonstra que é necessário que as pessoas não analisem somente o cargo e os benefícios oferecidos, é preciso conhecer a cultura organizacional e identificar pontos que refletem seus valores pessoais, pois uma empresa pode servir para uma pessoas, mas pode não servir para outra. Segue o link da matéria para que vocês possam ler na integra essa matéria:
A organização é composta por várias partes e todas interligadas, cada uma parte define a sua estrutura total e através da sua cultura define toda sua função social e ajuda a montar sua estratégia. A cultura organizacional é importante para definir todos os meios e importâncias que a organização representa e dessa forma trouxemos um artigo todo estruturado nesse tema que fala sobre a influência da cultura na estratégia. Esperamos que gostem e se sintam satisfeitos com essa nossa contribuição a respeito da Cultura Organizacional. Segue o link do artigo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário