Hoje
discutiremos um pouco mais sobre o tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). O
grande volume de trabalho tem feito com que todos os trabalhadores,
principalmente os mais jovens, devido à maior disposição e ânsia pela formação
de suas carreiras, a aceitarem trabalhar em um ritmo cada vez mais acelerado.
Felizmente as organizações estão
começando a perceber que os desequilíbrios causados por este excesso
influenciam na produtividade do colaborador.Ao se atentar para a QVT, a
organização ganha em vários aspectos como retenção de trabalhadores e redução
do absenteísmo, redução da fadiga, maior motivação e consequentemente aumento
da produtividade e redução dos custos com assistência médica e psicológica.
Um dos modelos que as organizações
mais utilizam como indicador de QVT atualmente é o de Walton. Trata-se de um
modelo de caráter tanto quantitativo quanto qualitativo e associa 8 dimensões
para avaliar a QVT conforme é demonstrado na tabela abaixo. Além disso,
disponibilizaremos um link abaixo de um artigo que fala sobre a qualidade de
vida no trabalho, os indicadores de Walton mais detalhadamente e um estudo de
caso realizado buscando identificar como estava a situação da organização quanto
à QVT.
Abaixo
encontra-se também o link de uma reportagem que fala da importância de se ter
uma qualidade de vida no trabalho. Muitos desconsideram o tempo gasto
trabalhando, mas esquecem de que na maior parte de seu dia você se encontra no
trabalho. A mudança de hábitos é muito importante para que haja uma melhor
qualidade de vida. Segue também um vídeo com algumas dicas de como melhorar a
qualidade de vida no trabalho.
Artigo
Reportagem
Vídeo